PIS

PIS PASEP 2021

Trabalhar de carteira assinada reflete em vários benefícios ao trabalhador, afinal, mesmo com o pais em crise, ainda temos milhares de trabalhadores no mercado ativamente atuando em suas atividades funcionais, além de receber salário fixo, férias, 13º salário, horas extras, adicional noturno e varia outros benefícios que o trabalhador assalariado possui, como recompensar de atuar ativamente no mercado o Governo concede aos trabalhadores o 14º salário, que também é nomeado é conhecido como PIS PASEP 2021. A seguir você pode conhecer mais sobre o PIS PASEP 2021.

PIS PASEP 2019
PIS PASEP 2021 Tudo Sobre o Abono Salarial 2021

Calendário PIS PASEP 2021

O calendário exclusivo deste ano 2021 ainda não foi divulgado, por conta da crise e a divisão de pagamento do benefício, o pagamento do ano de 2020 ainda está sendo realizada neste ano. Sendo assim quem deveria já ter recebido o benefício, ainda não está recebendo.

Vale ressaltar que o valor só pode ser sacado até a data limite do calendário 30/06, após esse prazo quem não realizar o saque perde o direito de receber o benefício naquele ano.

Sendo assim o dinheiro segue para o fundo de investimento do Governo para tomar outros fins, outra coisa importante é que o mesmo valor não é ressarcido, ou seja, se você não recebeu este ano, ano que vem receberá somente um benefício.

tabela Abono Salarial 2019
Tabelas de pagamentos dos abonos PIS e PASEP

Em junho deste ano (2020) será disponibilizado o novo calendário de pagamento do PIS PASEP é importante se atentar as datas.

Quem tem direito

Para ter direito ao Abono Salarial 2021 o trabalhador precisa apenas se enquadrar em alguns requisitos, conheça a seguir:

  • Ter atuado no mínimo 5 anos de serviço cadastrado no PIS ou PASEP.
  • 30 dias de serviço registrado ao ano anterior ao de vigência;
  • Receber no mínimo até 2 salários mínimos nacionais como renda per capita;
  • A empresa ou repartição na qual o trabalhador está empregado deve informar ao RAIS os dados do trabalhador, para que o mesmo ser mantenha com o cadastro atualizado.

Muitas das regras do PIS PASEP 2021 é similar ao PIS, porém há particularidades do benefício que fazem toda a diferença para o beneficiário. A primeira delas é em relação ao banco responsável pelo o saque.

Os funcionários públicos recebem o 14ª salário através do Banco do Brasil, o mesmo é responsável em repassar a verba. Já a Caixa Econômica Federal repassar a verba do pagamento para os beneficiários do setor privado.

Como Sacar o PIS PASEP 2021?

Depende a modalidade de abono salarial que você tem direito a receber.

  • Servidores públicos tem direito a receber o PASEP – Abono salarial do setor público, pago pelo Banco do Brasil;
  • Trabalhadores da iniciativa privada tem direito a receber o PIS – Abono Salarial do setor privado, pago pela Caixa Econômica Federal.

Abono PASEP – Como Receber

Sendo servidor público o saque e qualquer outra consulta só pode ser realizada exclusivamente pelo o BB (Banco do Brasil). Caso a sua empresa seja pública e não possua convênio com o Banco do Brasil não é possível pagamento em folha de pagamento.

Se tiver alguma conta ativa no Banco do Brasil o dinheiro é disponibilizado automaticamente na sua conta. Caso não se enquadre em nenhuma destas opções deve comparecer com todos os seus documentos a qualquer agência do BB.

Abono PIS – Como Receber

O trabalhador da iniciativa privada deve consultar e sacar o seu benefício em uma agência da Caixa Econômica Federal ou de postos de atendimento conveniados, como:

  • Lotéricas e;
  • Postos de atendimento Caixa Aqui.

Para efetuar o saque, é necessário portar um documento de identificação e o seu cartão do cidadão, ou a sua carteira de trabalho.

Alterações na Tabela PIS-PASEP 2021

As mudanças impactaram as oportunidades de planejamento do trabalhador, visto que o benefício anteriormente seguia um calendário a muitos anos. As mudanças que ocorrem impactaram indireta e diretamente.

Sendo assim, você que possui direito pode contar com uma renda extra durante o ano para ajudar o seu orçamento familiar ou até mesmo realizar algo que já estava planejando a tempo.