Obter a carteira nacional de habilitação (CNH), é um processo caro e demorado, o qual pode ser restritivo para algumas famílias mais pobres, que não tenham condições de pagar as aulas, a prova e o exame médico, os quais, são caros quando somados. Assim surgiu a CNH Social, a qual oferece oportunidade para as pessoas pobres, que não tem condições de arcar com os custos desse documento. Por meio da CNH Social é possível tirar a primeira habilitação, e assim, ter maiores possibilidades.

Conteúdo
O programa CNH Social foi criado para dar condições de grupos menos favorecidos da sociedade terem acesso à carteira de motorista, que normalmente é um processo muito caro para famílias carentes. Assim, se espera que as famílias com baixa renda tenham maiores condições de lutar por vagas no mercado de trabalho, em profissões como a de motorista.
Para ter acesso ao programa, é necessário que o candidato se enquadre em pelo menos um dos perfis mencionados abaixo:
- O candidato nunca pode ter tido vínculo empregatício anteriormente;
- Possuir carteira de trabalho há mais de 1 ano sem registro profissional;
- Estar desempregado por mais de 1 ano;
- Seja inscrito no Programa Bolsa Família;
- Tenha renda mensal máxima de 2 salários mínimos – Mesma condição para ter acesso ao abono Salarial 2021;
- Seja ex-presidiário;
- Se estudante, comprove bom rendimento escolar.
Assim, cria-se uma condição de igualde social, pelo menos, nesse quesito da carteira de habilitação.
Desde que o programa foi criado, há cinco anos, já triplicou o número de vagas para novos motoristas no mercado de trabalho, o que mostra que o programa vem atraindo cada dia mais pessoas, as quais, querem melhorar de vida.
Quem deseja se aproveitar desse programa social, pode realizar a inscrição de forma bem fácil e rápida, sem nenhum tipo de burocracia e economizar algum bom dinheiro nesse processo gratuito.
- O primeiro passo para poder usufruir desse programa, é se inscrever no CADÚNICO do Governo Federal.
- Para isso, basta comparecer à secretaria de assistência social do seu município com documentos de identidade e algum documento que comprove a sua situação de baixa renda.
Assim, você irá se cadastrar na ficha do Governo Federal, a qual, inclui todos os beneficiários de todos os programas sociais existentes no país.
Fazer a sua Inscrição no Detran mais próximo
Após esse primeiro cadastro, basta:
- Ir até o Detran mais próximo de você e;
- Solicitar a entrada no CNH Social.
Como o número de vagas é menor do que o número de interessados, é feito um sorteio para decidir que vai ser contemplado.
Caso você não tenha sido selecionado em um primeiro sorteio, não se desespere, pois, pode demorar até meses para a sua inscrição ser aceita e você conseguir obter a sua carta de motorista, sem precisar pagar nada para isso.
Depois de ser selecionado para participar do programa CNH Popular, basta ir até o Detran, no qual foi feita a sua inscrição e confirmar a sua participação. Marcando assim o início das primeiras aulas teóricas e realizando o exame médico.
Para quem ainda possui alguma dúvida sobre o CNH Social, não hesite em nos perguntar. Basta escrever nos comentários abaixo o seu questionamento e o responderemos com prazer.