Programa Bolsa Família 2021

Bolsa Família 2021: Calendário, Valor, Consulta Saldo

Apesar de toda a crise, umas das boas notícias para esse início de ano de 2021 foi a manutenção do programa Bolsa Família 2021 e ainda com o aumento de verbas liberada pelo Governo Federal, para poder atender a ainda mais gente. Para quem quer mais informações sobre o Bolsa Família 2021, como se candidatar a ser um beneficiário, como funciona o programa e quando o pagamento é feito, basta se ligar nesse texto e continuar lendo-o até o fim.

Programa Bolsa Família 2021
Programa Bolsa Família 2021: Calendário do Benefício, Datas de pagamento e Valor

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família 2021 é um programa de distribuição de renda criado durante a gestão do Governo Lula, com base em um projeto feito pelo ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo qual, a desigualdade é diminuída através do pagamento de um benefício mensal para ajudar a integralização da renda das famílias mais pobres.

Assim milhares de famílias conseguem superar a situação de pobreza extrema, apenas com o dinheiro oferecido pelo Governo e, portanto, garantem uma qualidade de vida um pouco melhor.

Calendário Bolsa Família 2021

Uma das maiores dúvidas dos beneficiados pelo programa é saber a data correta do pagamento do Bolsa Família. Para tirar essa dúvida é muito simples: basta conferir no calendário abaixo as datas de pagamento do Programa Bolsa Família através do calendário Bolsa Família 2021.

Calendário Bolsa Família 2021
Calendário Bolsa Família 2021

Vale lembrar que os beneficiários têm até 90 dias para sacar o benefício após liberado o pagamento.

Como funciona o Bolsa Família

O Bolsa Família 2021 tem um padrão já estabelecido pelos outros anos realizados pelo programa, assim, sabe-se que o valor pago para cada família será de:

  • R$ 89,00 fixo e;
  • Mais R$ 41,00 por cada filho presente na escola, com boa frequência e com a caderneta da vacinação em dia.

Esses valores podem parecer pequenos, mas, fazem uma grande diferença para as famílias mais pobres do Brasil, as quais, muitas vezes, não tem condições para se alimentar e não tem acesso básico a saúde.

Como se Cadastrar no Bolsa Família 2021

Para quem quiser receber esse benefício, a primeira atitude a se tomar é ir até uma sede da subprefeitura da sua cidade e fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para fazer esse cadastro é necessário levar todos os documentos pessoais e os comprovantes de renda dos trabalhadores da família.

Os documentos exigidos no momento do cadastro, são os seguintes:

  • RG e CPF de todos membros do grupo familiar;
  • Carteira de trabalho de todos maiores de 18 anos;
  • Comprovante atualizado de endereço;
  • Comprovante atualizado de matrícula escolar de todas as crianças ou jovens com até 17 anos.
Cadastro Bolsa Família
Cadastro Bolsa Família

Esses documentos são analisados e caso você se enquadre em situação de extrema pobreza, a sua solicitação é aceita e você irá receber o seu cartão Bolsa Família em até 30 dias úteis. Assim, poderá sacar o benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas autorizadas a fazer esse tipo de pagamento.

Veja também as datas de pagamento do PIS 2021.

Como é feito o Pagamento do Bolsa Família 2021

Para que não haja uma enorme confusão, com mais de 30 milhões de pessoas indo sacar simultaneamente o dinheiro concedido pelo Governo Federal, existe uma tabela do Bolsa Família, a qual, é decidida de acordo com o final do seu número NIS, o qual, pode ser consultado em sua carteira de trabalho.

Assim, cada beneficiário tem o seu dia especifico para receber o dinheiro. Com isso, evita-se o tumulto e a Caixa Econômica Federal consegue organizar melhor o fluxo de pagamentos.

E vocês, tem mais alguma questão sobre o programa? Deixem seus comentários e venham fazer parte desse post.