PIS

Agendamento da Carteira de Identidade 2021

Se o seu documento de identidade está velho, ilegível ou você o perdeu, extraviaram, roubaram ou até mesmo sumiu, será preciso tirar uma nova via do documento. Para isso, pode ser necessário fazer o agendamento da carteira de identidade 2021. Vale ressaltar que o seu documento de identidade é uns dos mais importantes, ele é o seu documento de identificação. Veja a seguir como realizar o agendamento da carteira de identidade.

Agendamento da Carteira de Identidade 2021
Agendamento da Carteira de Identidade 2021

Perder um documento como este causa pânico, porém fique calmo, pois será possível recupera-lo.

Se você identificar o roubo ou perda do seu documento, é preciso realizar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência. Isto porque o seu documento pode vir a cair nas mãos de pessoas de má fé, correndo o risco de ser falsificado.

Em caso de solicitação pela a primeira vez, não há custo. Agora caso seja a segunda via, o solicitante paga uma taxa de aquisição. Mas, com o boletim de ocorrência em mãos a taxa é isentada.


Como Realizar o Agendamento da Carteira de Identidade?

Há algum tempo atrás bastava comparecer a qualquer posto de atendimento do Detran ou do PoupaTempo que seria possível solicitar ou tirar a 2ª via do documento. No entanto, o cidadão perdia bastante tempo do seu dia.

Com o avanço da tecnologia esse serviço e outros oferecidos pelo Governo necessitam da realização do agendamento da carteira de identidade 2021, tornando o processo muito mais fácil e ágil. Sem necessidade de enfrentar filas.

Abaixo você pode conferir os sites onde o agendamento do documento pode ser realizado.

Carteira de Identidade
Carteira de Identidade

CONFIRA TAMBÉM:


Sites para efetuar agendamento do RG

Vale lembrar que em cada Estado, a carteira de identidade pode ser emitida por um órgão diferente:

Documentos necessários para emitir a Identidade:

Os documentos necessários para solicitar a carteira de identidade são:

  • 2 fotos 3×4 originas – Em alguns Estados, não é preciso levar as fotos, elas são retiradas na hora;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento original + 1 cópia – necessário no caso de solteiros
  • Certidão de casamento original + 1 cópia – necessário no caso de casados.

Em alguns postos de atendimento a foto é tirada na hora, em formato digital, e é necessário também que apresente um comprovante de residência.


Dica Importante

Muitas pessoas reclamam do sistema, pois não conseguem realizar o agendamento para a retirada do documento. Devido a informatização a procura por serviços de agendamento aumentou, por conta disso, o sistema costuma ficar mais lento durante o dia, sendo necessário ter um pouco de paciência para agendar.

A solução é agendar a partir do período da noite, isto porque nesse horário, é disponibilizado as vagas, os dias e horários de atendimento nos postos do Detran e do Poupa Tempo.

Sendo assim basta comparecer no dia agendado com todos os documentos e realizar a sua solicitação. Caso não possa comparecer por algum motivo, realize o cancelamento no próprio site em até 24 horas antes do dia agendado. Isto é importante, pois seu horário pode ser disponibilizado para outra pessoa.